PISTA ESPECIAL SERÁ MONTADA DENTRO DE SHOPPING PARA 1ª CORRIDA DE JERICOS EM PORTO VELHO
Publicado Segunda-Feira, 30 de Julho de 2012, às 10:59 | EMRONDONIA / ARIQUEMES ONLINE

 

As oficinas de montagens do interior já estão preparando as máquinas que farão a alegria da população e visitantes na 1ª Corrida de Jericos nos dias 29, 30 e 31 deste mês em Porto Velho que acontecerá em área que será preparada especialmente para o evento, atrás do Shopping Porto Velho, em festa que reunirá milhares de pessoas de vários municípios de Rondônia e de várias partes do país para prestigiar a abertura oficial do Campeonato Estadual de Jericos Motorizados, com várias etapas no Estado, culminando com a tradicional Corrida Nacional de Jericos Motorizados, no município de Alto Paraíso a 200 quilômetros da Capital. Os jeriqueiros de plantão acompanham as informações do andamento do evento para se prepararem.

Brincadeira

A corrida que começou de uma brincadeira de donos de jericos, que utilizavam o veículo artesanal e rudimentar para o trabalho em propriedades rurais, quando um grupo reunido resolveu fazer o desafio de máquina e habilidades na condução de seus jericos. A brincadeira aconteceu com muitas pessoas prestigiando o acontecimento e tomou
força. Hoje está no calendário turístico do estado.

Silvio Stedile, jeriqueiro, que participa da corrida desde o inicio, contou a nossa a reportagem do Diário que essa festa faz parte da história do município, "Eu me lembro de quando corríamos com os jericos que eram usados na lavoura, no transporte de pessoas, madeiras e grãos, hoje estou feliz em saber que esta festa é vista em todo o Brasil" conta Silvinho do Jerico como é conhecido. Silvio foi campeão por duas vezes em Alto Paraíso e campeão do arrancadão realizado na cidade de Serranópolis do Iguaçu no Paraná.

Vai pegar

Na sexta-feira a reportagem quis saber como estava á repercussão da Abertura do Estadual de jerico em Porto Velho e as pessoas consultadas deram diversas opiniões. José Carlos Ferreira de Souza, 35 acredita que será uma grande oportunidade dos portovelhenses, conhecer de perto esta festa famosa. “Eu tenho certeza que e corrida dos jericos vai pegar, mesmo porque, a curiosidade é grande devido à divulgação da festa em Alto Paraíso” observou.

Muito trabalho

Marcondes Teixeira de Assumpção, 44, acha que para a corrida Jerico ganhar espaço da Capital vai precisar de muita divulgação, pela tradição habitual dos portovelhenses em aproveitar o final de semana em banhos, chácaras, sítios e fazendas “mas o local é de fácil acesso e praticamente central o que pode ajudar muito, principalmente os curiosos” avaliou.

Presença

Marivaldo dos Santos Cunha, garantiu a sua presença “Eu sempre tive vontade de ir à festa em Alto Paraíso, mas sempre aparecia alguma coisa que impedia, agora em Porto Velho vou acompanhar até as chegadas dos jericos” garantiu.