MANAUS: Professor da UEA leva para Bélgica nova tecnologia para TV Digital
Publicado Segunda-Feira, 30 de Julho de 2012, às 14:20 | EMRONDONIA / ARIQUEMES ONLINE

 
MANAUS - Uma seleção personalizada de conteúdosespecíficos da TV Digital em breve estará acessível ao usuário. Atecnologia que possibilitará esta seleção vem sendo estudada pelopesquisador amazonense Fábio Santos da Silva, professor da Universidadedo Estado do Amazonas (UEA) e pesquisador do Laboratório de Arquiteturae Redes de Computadores (LARC) da Escola Politécnica da Universidade deSão Paulo (USP).

O estudo, que está relacionado à tese dedoutorado do professor, será apresentado durante a 7ª edição daConferência de TV Interativa da Europa (EuroiTV 2009), realizada emjunho, na Bélgica. 

O EuroiTV é um dos mais importantes eventosinternacionais sobre TV Digital Interativa e possui grande visibilidadeacadêmica e industrial. Participam pesquisadores renomados deimportantes universidades, centros de pesquisa e também da indústria.

“Éuma oportunidade para mostrar ao mundo que no Amazonas, além da riquezada fauna e flora, também se desenvolve novas tecnologias", destaca oprofessor Fábio Santos. 

Intitulado “PersonalTVware: A Proposalof Architecture to Support the Context-aware PersonalizedRecommendation of TV Programs”, o artigo apresenta uma visão geral daarquitetura do PersonalTVware, que consiste numa plataforma de softwarealinhada aos padrões de TV Digital, que vai permitir ao usuário receberrecomendação personalizada baseada em contexto de conteúdo da TVDigital, no momento certo, de acordo com o lugar e dispositivo deacesso.

Fábio Santos explica que com o surgimento da TV Digitalhouve um crescimento do volume de programas de TV, aumentando adificuldade do usuário em encontrar conteúdo relevante.

“Essasobrecarga de informação já é uma realidade e os usuários de televisãonão têm como tarefa principal a procura de informações, como ocorre naInternet. Diante deste cenário, já existem os Sistemas de Recomendaçãocomo uma possível solução para este problema”, explicou.