Ministério do Trabalho vai apurar denúncias de desrespeitos aos direitos dos trabalhadores nas hidrelétricas do Madeira
Publicado Segunda-Feira, 30 de Julho de 2012, às 18:12 | EMRONDONIA.COM.BR

 

Vereadores de Porto Velho também estão apurando denúncias contra as empreiteiras.
 

O Superintendente Regional do Ministério do Trabalho e Emprego de Rondônia, Ruy Motta, informou  que foi convocada uma reunião com a assessoria técnica e a Seção de Inspeção do Trabalho da Instituição para discutir e apurar a veracidade quanto as denúncias veiculadas na imprensa local sobre o não cumprimento dos direitos dos trabalhadores, inclusive, citando a ocorrência de trabalho escravo, nas obras de construção das hidrelétricas de Jirau e São Antônio no rio Madeira, e a partir daí, traçar os planos de ação para coibir e punir conforme determina a legislação, caso realmente essa prática venha ocorrendo.

“A ação do Ministério do Trabalho será feita depois de apurar as denúncias e as medidas já foram tomadas. Nossa prática e nossa obrigação é preservar e garantir os direitos, estabelecidos em Lei, do trabalhador, e assim será feito”, afirmou Ruy Motta.

Quanto as denúncias formuladas por alguns vereadores de Porto Velho, na sessão especial realizada no distrito de Jaci-Paraná, sobre maus-tratos sofridos por trabalhadores nas obras das hidrelétricas, Ruy Motta sugeriu à Câmara de Vereadores que formalize essas denúncias a Superintendência do Ministério do Trabalho em Rondônia que de pronto, serão averiguadas, e tomadas todas as medidas adequadas que cada caso exigir.

O Superintendente disse ainda que assim que os trabalhos de apuração e as medidas cabíveis forem realizadas, todas as informações serão passadas à imprensa para que a população tenha conhecimento que o Ministério do Trabalho não está omisso e está cumprindo com suas devidas obrigações.