FINADOS - Mais de 70 mil pessoas são esperadas no Cemitério Santo Antônio em Porto Velho
Publicado Segunda-Feira, 30 de Julho de 2012, às 19:34 | EMRONDONIA.COM.BR

 

Todos os anos Dia de Finados em Porto Velho leva milhares de pessoas aos cemitérios mais populares da capital, Inocentes e Santo Antônio, por isso mesmo os preparativos demandam tempo e organização do município para que tudo ocorra bem. Na manhã desta sexta-feira (31) o secretário da SEMUSB (Secretaria Municipal de Serviços Básicos), Jair Ramires, disse que os preparativos para o dia nacional dos finados começou há dois meses.

 

Segundo ele a organização de toda a área, seja ela, dos cemitérios, Inocentes e Santo Antônio, como toda a via pública que da acesso ao local. Os portões estarão aberto a partir da 07h00 da manhã de domingo até às 19h00. 25 pessoas (funcionários e monitores) para poder informar os visitantes e auxiliar em determinadas ocasiões. Serão divididos dois grupos para atender os dois cemitérios municipais. Só para o cemitério Santo Antônio estão prevista a visitação de mais de 70 mil pessoas. Já o para o cemitério dos Inocentes são aguardadas cerca de 6 mil pessoas.


SEMTRAN


De acordo com a secretária Fernanda Moreira, desde a ultima quinta-feira (30) fiscais e agentes de trânsito da Secretaria estão trabalhando no local. São 8 fiscais e 6 agentes que irão atuar no domingo. Foi organizada uma fila para táxi, quatro ônibus da linha do bairro Triangulo vão estar disponíveis a partir das 06h00 da manhã até as 18h00 de domingo e mais 15 transporte coletivos que irão trafegar pelas avenidas Euclides da Cunha, Sete de Setembro e Santo Antônio.


COMERCIANTES


O proprietário de um bar intitulado “Bar do Junior”, que fica em frente ao cemitério, disse que todo ano sempre ganha um extra, pois durante o feriado ele chega a faturar R$ 2 mil reais. “Agente por aqui vende bastante água, refrigerante e salgados, o serviço vale a pena”, disse Junior entusiasmado com o feriado.

Margarette dos Santos, vendedora ambulante do ramo de flores, no final desta manhã recebeu a reportagem Rondoniaovivo.com em sua barraca e também disse que fica muito satisfeita com o feriado, pois o seu faturamento vai além do esperado. Margarette não quis revelar quanto fatura como medo de represálias dos outros concorrentes.


VISITANTES


Durante a semana a visitação nos dois cemitérios tem sido freqüente, dando uma prévia do que será o Dia de Finados. Muitos antecipam as visitas a parentes e entes queridos mortos para não enfrentar a lotação que ocorre no feriado – que este ano acontece no domingo.

Na manhã desta sexta-feira (31) o casal Vasconcelos foi até o Cemitério Santo Antônio, pois no domingo, segundo eles, é muito ruim fazer uma visita, já que administração do cemitério “deixa a desejar”. De acordo com o casal, os responsáveis pela organização e controle de entrada e saída do cemitério não oferecem um serviço seguro e adeqüado. “Passam-se 10 meses para os mesmo organizarem o feriado, mas todos os anos sempre é a mesma coisa, é um empurrra-empurra, tráfego congestionado, um caso. Ao invés de você sair com paz de espírito você já sai do cemitério é com raiva”, disse o homem.